Alessandra Gelio
é diretora, dramaturgista e atriz graduada em teatro pela UniverCidade. Realizou estudos cênicos com Valentin Teplyakov - da Academia de Artes de Moscou - com os diretores Jefferson Miranda, Christiane Jathay e Donnie Mather - membro associado do SITI Company.
- Como diretora realizou os espetáculos:
"Roleta de Russa" - Centro de Artes Calouste Gulbenkian (agosto - 2013)
"Um dia de Festa" - no Pista 3 (2009).
"A Caminho de Tar" - Teatro Glaucio Gil (agosto 2009).
Performances "E que todos os barulhos do mundo virem música", "Cárcere de Outrem" para o Festival de Teatro ECOAR (2009);
"Segredos de Mulher" baseado em fábula de Monteiro Lobato no Teatro Delfim (2004);
"Rio para o (Pan)ico", baseada em notícias de jornal, no Espaço Cutural da Constitução (2005);
Leitura dramatizada de "Tambores na Noite", de Bertold Brecht no Centro Cultural da Justiça Ferderal(2006);
Foi assistente de direção em "Antes de Mais Nada", de Oscar Saraiva –Teatro Grande Otelo e circuito SESC (dezembro 2009).
“Da carta ao pai – ou tudo aquilo que eu queria te dizer” a partir da obra de Franz Kafka. "...a interação com a platéia ocorre de forma a envolvê-la realmente na história, já numa atmosfera bem mais próxima do contexto criado por Kafka. E neste particular reside o principal mérito da encenação: a forma que a diretora Alessandra Gelio encontrou para converter os espectadores em cúmplices, ou ao menos tentar retirá-los da condição de meros assistentes e torná-los - até certo ponto, naturalmente - sujeitos da história representada.” LIONEL FISCHER)
Sesc Casa da Gávea - (junho/julho 2013) RJViga Espaço Cênico - (fev/março 2012) - SPTeatro Glaucio Gil (Janeiro/Fevereiro 2011)- RJ
Espaço Solar de Botafogo (Outubro/Dezembro 2010) - RJ."Paisagem Invisível - " - encenação música/poética /teatral da cantora Andreia Mota. -
Centro Cultural dos Correios / Centro de Artes Calouste Gulbenkian (maio/agosto 2012) - RJ
“Entregoles” – Teatro da UniverCidade - Centro de Artes Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro. (outubro 2010)Sesc Casa da Gávea - (junho/julho 2013) RJViga Espaço Cênico - (fev/março 2012) - SPTeatro Glaucio Gil (Janeiro/Fevereiro 2011)- RJ
Espaço Solar de Botafogo (Outubro/Dezembro 2010) - RJ."Paisagem Invisível - " - encenação música/poética /teatral da cantora Andreia Mota. -
Centro Cultural dos Correios / Centro de Artes Calouste Gulbenkian (maio/agosto 2012) - RJ
"Um dia de Festa" - no Pista 3 (2009).
"A Caminho de Tar" - Teatro Glaucio Gil (agosto 2009).
Performances "E que todos os barulhos do mundo virem música", "Cárcere de Outrem" para o Festival de Teatro ECOAR (2009);
"Segredos de Mulher" baseado em fábula de Monteiro Lobato no Teatro Delfim (2004);
"Rio para o (Pan)ico", baseada em notícias de jornal, no Espaço Cutural da Constitução (2005);
Leitura dramatizada de "Tambores na Noite", de Bertold Brecht no Centro Cultural da Justiça Ferderal(2006);
Foi assistente de direção em "Antes de Mais Nada", de Oscar Saraiva –Teatro Grande Otelo e circuito SESC (dezembro 2009).
Como dramaturga realizou:"Roleta de Russa" - Centro de Artes Calouste Gulbenkian (agosto - 2013)
“Da carta ao pai – ou tudo aquilo que eu queria te dizer” a partir da obra de Franz Kafka.
Sesc Casa da Gávea - (junho/julho 2013) RJViga Espaço Cênico - (fev/março 2012) - SPTeatro Glaucio Gil (Janeiro/Fevereiro 2011)- RJ
Espaço Solar de Botafogo (Outubro/Dezembro 2010) - RJ.
“Da carta ao pai – ou tudo aquilo que eu queria te dizer” a partir da obra de Franz Kafka.
Sesc Casa da Gávea - (junho/julho 2013) RJViga Espaço Cênico - (fev/março 2012) - SPTeatro Glaucio Gil (Janeiro/Fevereiro 2011)- RJ
Espaço Solar de Botafogo (Outubro/Dezembro 2010) - RJ.
"Pessoas e Ponto" para o Grupo Limiar de Teatro - Teatro Carlos Gomes. (novembro 2010)
Roteirizou “Entregoles” – Centro Cultural de Artes Gulbenkian no Rio de Janeiro (outubro 2010).
Orientou e co-escreveu a dramaturgia de ", mas de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta", no Teatro da UniverCidade.
Um dia de Festa" (Jefferson Lessa – “Espere, sim, um texto que flui suave e naturalmente, evocando lembranças e uma rápida identificação com o espectador” – jornal O Globo). , no Pista 3 (2009)
"A Caminho de Tar", inspirado em Fando e Lis de Fernando Arrabal, no Teatro Glaucio Gil (2009);
"Depois do Silêncio" com direção coletiva de Leandro Baumgratz, Débora Salém, Felipe Argollo e Linn Jardim - Teatro da UniverCidade (2008);
Rio para o (Pan)ico", baseada em notícias de jornal, no Espaço Cutural da Constitução (2005);
"Segredos de Mulher" baseado em fábula de Monteiro Lobato no Teatro Delfim (2004); "
Roteirizou o longa-metragem "Nascida em 1983" para Gabriel Mellin (2010).
Roteirizou “Entregoles” – Centro Cultural de Artes Gulbenkian no Rio de Janeiro (outubro 2010).
Orientou e co-escreveu a dramaturgia de ", mas de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta", no Teatro da UniverCidade.
Um dia de Festa" (Jefferson Lessa – “Espere, sim, um texto que flui suave e naturalmente, evocando lembranças e uma rápida identificação com o espectador” – jornal O Globo). , no Pista 3 (2009)
"A Caminho de Tar", inspirado em Fando e Lis de Fernando Arrabal, no Teatro Glaucio Gil (2009);
"Depois do Silêncio" com direção coletiva de Leandro Baumgratz, Débora Salém, Felipe Argollo e Linn Jardim - Teatro da UniverCidade (2008);
Rio para o (Pan)ico", baseada em notícias de jornal, no Espaço Cutural da Constitução (2005);
"Segredos de Mulher" baseado em fábula de Monteiro Lobato no Teatro Delfim (2004); "
Roteirizou o longa-metragem "Nascida em 1983" para Gabriel Mellin (2010).
- Como atriz, atuou em
“Entregoles” – Teatro da UniverCidade - Centro de Artes Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro. (outubro 2010)
Participou como performer de "Algo em Mim que já não é mais" para o Festival de Teatro ECOAR (2009).
"Sobre Nós", criação conjunta com Maria Joana Chiappetta, no Teatro Grande Otelo (2009);
" ,mas de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta"(2009) criação coletiva baseada em obras de Clarice Lispector - Teatro da UniverCidade.
"Reticências.Don Juan", criação coletiva baseada em textos de Bertold Brecht, Moliére e Peter Handke(2008), sob orientação de Patrick Sampaio - Teatro Grande Otelo;
"Os Nomes e As Coisas", de Rodrigo Nogueira em processo colaborativo com os atores sob direção de Jefferson Miranda (2007);
“Canção de Mim Mesmo”, de Walt Wittman com direção de Alexandre Mello - SESC Copacabana (2006)
"Da Modernidade", de André Gardel, sob direção de Fred Tolipan -Teatro Delfim (2006);
"Segredos de Mulher"de sua autoria e direção no Teatro Delfim (2004), "Rio para o (Pan)ico", também de sua autoria e direção no Espaço Cultural da Constituição (2005),
Em cinema, atuou no curta-metragem "Atos", de Pedro Nicoll e Diogo Fontes (2007).
Em 2010 Participou como atriz colaboradora na residência e processo aberto de "Valsa N•6", de Nelson Rodrigues, sob direção de Cynthia Reis no Teatro Maria Clara Machado. E
“Entregoles” – Teatro da UniverCidade - Centro de Artes Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro. (outubro 2010)
Participou como performer de "Algo em Mim que já não é mais" para o Festival de Teatro ECOAR (2009).
"Sobre Nós", criação conjunta com Maria Joana Chiappetta, no Teatro Grande Otelo (2009);
" ,mas de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta"(2009) criação coletiva baseada em obras de Clarice Lispector - Teatro da UniverCidade.
"Reticências.Don Juan", criação coletiva baseada em textos de Bertold Brecht, Moliére e Peter Handke(2008), sob orientação de Patrick Sampaio - Teatro Grande Otelo;
"Os Nomes e As Coisas", de Rodrigo Nogueira em processo colaborativo com os atores sob direção de Jefferson Miranda (2007);
“Canção de Mim Mesmo”, de Walt Wittman com direção de Alexandre Mello - SESC Copacabana (2006)
"Da Modernidade", de André Gardel, sob direção de Fred Tolipan -Teatro Delfim (2006);
"Segredos de Mulher"de sua autoria e direção no Teatro Delfim (2004), "Rio para o (Pan)ico", também de sua autoria e direção no Espaço Cultural da Constituição (2005),
Em cinema, atuou no curta-metragem "Atos", de Pedro Nicoll e Diogo Fontes (2007).
Em 2010 Participou como atriz colaboradora na residência e processo aberto de "Valsa N•6", de Nelson Rodrigues, sob direção de Cynthia Reis no Teatro Maria Clara Machado. E
- Como professora:
ministou aulas de interpretação na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, em Macaé no ano de 2007.
Cursos de "Montagem", "Improvisação e Cena" e "Viewpoints" na Escola & Ateliê para atores Fred Tolipan , no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro em 2009 e 2010.
Foi assistente da Prof Mestre Theresa Rocha na disciplina Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias) no Curso de Bacharelado em Teatro da UniverCidade em 2010.2.
Ministrou os Workshops dos Sonhos I e II em janeiro e abril de 2011.
Hoje trabalha com aulas particulares para desenvolvimento de monografias.
ministou aulas de interpretação na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, em Macaé no ano de 2007.
Cursos de "Montagem", "Improvisação e Cena" e "Viewpoints" na Escola & Ateliê para atores Fred Tolipan , no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro em 2009 e 2010.
Foi assistente da Prof Mestre Theresa Rocha na disciplina Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias) no Curso de Bacharelado em Teatro da UniverCidade em 2010.2.
Ministrou os Workshops dos Sonhos I e II em janeiro e abril de 2011.
Hoje trabalha com aulas particulares para desenvolvimento de monografias.